Incêndios - Querem sacrificar os competentes para proteger os incompetentes



Sei que "ninguém me encomendou o sermão", mas...

Quando no dia 18 de Junho cheguei ao Posto de Comando de Operações em Pedrogão Grande, e tentei aperceber-me do que ali se passava, rapidamente percebi que o Sr. Ten.Cor. Albino Tavares tudo estava a fazer para tomar as rédeas de um problema que herdara de alguém que subvalorizou o cenário e foi incompetente para liderar a coordenação das operações.

Ouvi ontem, um ex PJ do PSD, proferir na CMTV as suas eruditas verborreias ao afirmar que, o Sr. 2º CONAC na data, e ora CONAC interino, cometera “um crime” ao ordenar que parassem os registos, para assim mobilizar o pessoal afeto ao registo, para a gestão da operação, onde faziam falta para que a dimensão da tragédia não fosse ainda maior. Gostaria eu, de questionar ao treinador de bancada que proferiu tais verborreias (Francisco Moita Flores), qual o artigo do código penal que pune o ordenar parar os registos, e já agora perguntar se será o mesmo que criminaliza o ato de decidir não fazer os trabalhos de casa?

Tenho o Sr. Ten.Cor. Albino Tavares, como um homem integro, humano, incorruptível, reto, leal, exemplar, respeitador e competente; sempre disposto a aprender mais, e a partilhar o seu vasto conhecimento. Um homem com currículo e vocação adequados à função que exerce se devidamente coadjuvado. Não compreendo por tudo isto, porque querem sacrificar aquele que foi parte da solução, e protegem quem foi parte do problema, nomeadamente os autarcas que nem sequer possuem serviço municipal de proteção civil, os comandantes de bombeiros que nas primeiras horas assumiram o comando das operações de socorro, os responsáveis do Ministério da Agricultura, os responsáveis da ASCENDI, os responsáveis do ICNF, bem como o 2º comandante operacional distrital, esses sim em minha opinião os aparentes responsáveis  pelo que ali se passou no dia 17 de Junho de 2017.

Pois se ninguém se levanta para defender quem é justo e pode estar prestes a ser sacrificado para proteger outros, levanto-me eu para dizer que, reitero a minha confiança no Sr. Ten.Cor. Albino Tavares nas funções de CONAC. 

Ainda existirá em Portugal presunção de inocência? Estará a virar moda em Portugal afastar militares justos e leais à pátria das suas funções?

Não imputem a um comandante, as incapacidades resultantes do que não lhe é dado para cumprir a missão pelos Governantes. O comandante não tira meios aéreos, militares, bombeiros e veículos de combate a incêndios do bolso! 

Comentários

  1. Um dos profissionais mais competentes com quem já tive o previlegio de trabalhar. Homem de extraordinária competência uma mais valia para qualquer situação operacional, muito acima de quem o está a tentar tornar de bode expiatório......

    ResponderEliminar
  2. Não é por aqui que a "barraca abana". Este conheço-o bem. É competente, experiente e íntegro.

    ResponderEliminar
  3. Desculpem lá o senhor de quem falam é outro. Este é um mercenário contratado pelo Leitão para ajudar na colocação de boys na Proteção Civil, tanto que se prestou a sujar a sua reputação mandando apagar os registos pois está comprometido politicamente. Em ultima instancia já teria pedido a sua demissão porque se sugeitou a trabalhar com um sistema de comunicações que mata população e põe em risco a vida dos seus homens. Não existe militar integro que sujeite os seus homens a tal risco. Por isso todos os comentários abonatórios deste senhor são feitos por lambe cus do mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. MOSTRE A CARA SEU COBARDE. SE NÃO SABE OS MILITARES SÃO NOMEADO PARA AS FUNÇÕES E NÃO ESCOLHEM COM QUEM QUEREM TRABALHAR E HOMENS COMO O SENHOR NÃO PASSAM DE GENTE COBARDE, PARA FAZER COMENTÁRIOS DESTES.

      Eliminar
    3. O Sr Ribeiro não sabe o que diz nem de quem fala. Que completo despropósito este seu comentário. Maldoso, irreal e gratuito, se calhar encomendado.

      Eliminar
    4. Claro culpem se os bombeiros. Os militares é que sao bons... Nao percebem é nada do que la andam a fazer... Não digo que o senhor nao seja bom operacional. Mas nao para bombeiros... O problema e que todos querem e acham que sabem mandar em bombeiros... É pah porque é que não se alistam? Onde andavam os militares quando foi preciso evacuar aldeias? Inde andam os militares quando é preciso vigilancia? Nao andam... Andamos la nós que alem de apagarmos os incêndio ainda temos que ouvir como eu ouvi que se é só para vigiar vão para as unidades... A diferença é que os militares o estado sustenta. Os bombeiros se querem dinheiro têm que fazer peditorios...

      Eliminar
    5. Olhe, o Tenente-Coronel Albino não é nenhum santo, assim como ninguém é, agora o Sr. Rui Ribeiro, quando morrer nem o diabo o quer no Inferno, pois, verá o seu lugar ameaçado!

      Eliminar
    6. Speed14, veja o que se passou em Gardete este ano!

      Eliminar
  4. Ao sr speed14 se andasse mais atento saberia que o TCOR Tavares foi bombeiro voluntario e só não foi comandante de um corpo de bombeiros porque a sua disponibilidade profissional não lho permitiria. Competências não lhe faltam para a função. O grande problema é que haverá demasiados abutres à espreita e mais uma vez irão estar os jogos de interesses a sobreporem-se às competências.

    ResponderEliminar
  5. O grande apreço que tenho pelo TCOR Tavares, não me aconselham fazer quaisquer comentários sobre o que menos abonatório digam dessa pessoa...PF tenham propósito o que comentam...bacoradas é para os que a gente sabe!

    ResponderEliminar
  6. Não vou aqui entrar em assuntos dos quais não tenho estrutura universitária para discutir,só quero enviar um forte abraço de solidariedade ao meu prezado amigo ALBINO por ser a pessoa que é.DESTES não se veem muito por aí.Um abraço Luis Ramiro

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares