PROTEÇÃO CIVIL NÃO É O QUE SOMOS, É O QUE FAZEMOS.

Ouve-se por ai tanto despautério sobre o assunto, tipo "proteção civil somos todos nós", "o cidadão é o primeiro agente de proteção civil", entre outras verborreias  proferidas após as refeições, até mesmo por governantes, que me ocorreu expor aqui o que penso hoje sobre este tema...

De facto quem no setor quer promover-se socialmente ou politicamente precisa de dizer que é isto ou aquilo em proteção civil, mas sendo a proteção civil uma atividade, na realidade ninguém é proteção civil, a proteção civil é algo que se faz e não algo que se seja, e o que não falta por ai é gente a dizer que é proteção civil sem que algo de proteção civil faça ou, em muitos casos sem sequer saber o que é a proteção civil.

Embora nem sempre tenha pensado assim, creio atualmente que não deveriam existir sequer agentes de proteção civil como nos moldes atuais. Penso sim que devem existir agências e agentes dos sistemas. Faz todo o sentido que por Exemplo as organizações de Bombeiros sejam agências de proteção e socorro, e não faz sentido algum que sejam agentes de proteção civil, já que tem muito mais atividade de proteção e socorro que de proteção civil. Mas é pomposo!

Se tivesse de criar um "mote slogan" sobre este assunto, ao invés dos Bombeiros eu diária que, "PROTEÇÃO CIVIL NÃO É O QUE SOMOS, É O QUE FAZEMOS"!

Digo eu, que não percebo nada disto!

Comentários

Mensagens populares