Heróis precários...

Há nas corporações de Associações de Bombeiros, Bombeiros desempregados a quem a associação lhes paga à hora ou ao dia para lá ir fazer uns serviços, geralmente de transporte de doentes não urgentes. Bombeiros esses apelidados de Voluntários que, acabam por sair também a incêndio ou acidente quando é preciso. São estes muitos Bombeiros precários que fazem com que os próprios ou outros Bombeiros não tenham o emprego e estabilidade que lhes proporcionaria uma vida com a dignidade merecida.
Mas digam-me, e o papel das associações de Bombeiros nestas situações o que está a fazer, será a isto que chamam de Humanitário? Será por isto que apelidam essas Associações de: "Humanitárias de Bombeiros Voluntários"?!
Será que estas associações só são humanitárias para os outros e não para os seus, ou, terá ocorrido uma mutação no significado da expressão "humanitária"?
Mas há também bons exemplos de Associações de Bombeiros que geram emprego e estabilidade social e que por isso merecem todo o apoio e reconhecimento, pois nem todo é funesto neste negócio do humanitarismo. Sim eu escrevi negócio, na realidade ninguém se importa com o humanitarismo, de outro modo não andávamos a socorrer outros lá fora deixando de socorrer e por isso deixando sofrer e morrer os que estão cá dentro, tudo pelo protagonismo que promove o negócio, tudo  em nome do "humanitarismo", "altruísmo" e outras coisas terminadas em "ismo"! 
E assim se exploram homens e mulheres, aqueles que ora levam uma palmada nas costas ora levam um chuto no traseiro, e a quem podemos chamar de heróis precários!

Digo eu, que nem percebo nada disto!

Comentários

Mensagens populares