Comunidade radioamadoristica de acompanhamento de risco e, AVISO à população!

Penso que a inacção da estrutura governamental de protecção civil no que concerne aos sistema de AVISO à população, deveriam inspirar os radioamadores de Portugal para a oferta de um serviço público de AVISO.

Como é sabido sem difusão celular há vários constrangimentos à difusão dos AVISO à população, nomeadamente durante a noite quando grande parte dorme. Algumas associações e muito bem, já disponibilizam de um sistema de informação electrónica sobre as condições meteorológicas ou mesmo do transito, geralmente via repetidor. Mas os radioamadores são capazes de mais e, seriam por exemplo capazes de criar algo similar ao NOAA. Para tal existem várias soluções, nomeadamente recorrer ao mesmo sistema licenciando as frequências em uso no continente americano para o efeito ou, criando algo diferente mesmo nas frequências do serviço de amador. Seria para nós radioamadores mais simples que saltar à corda e uma forma de reforçar a utilidade pública da actividade.
A mensagem tem de conter distintos tipo de informação tais como: Tipo de Risco ou vulnerabilidade, Efeitos expectáveis, Locais provavelmente afectados, Período dos efeitos expectáveis, Comportamentos e medidas de auto-protecção a adoptar.
Podia-se inclusive desenvolver uma rede articulada com a meteorologia amadora, para acompanhamento permanente e aviso, certamente seria um passatempo muito interessante e poderia mobilizar-se para o efeito radioamadores através de uma escala com base nas disponibilidades e sempre com elementos reserva.
Defendo que este serviço deva ser assegurado por profissionais, mas se até tal existir na estrutura governamental, ou mesmo após existir, mas como sistema amador, teria em minha convicção toda a pertinência, aliás, observar-se nas redes sociais que muitos colegas já fazem este acompanhamento e difusão, só falta passar isso para o rádio.
Para além da estrutura de mensagem, importa definir também a tipologia, e diferentes tipos de alerta sonoro para diferentes tipos de aviso, tais como: TSUNAMI, QUEDA DE OBJECTO ESPACIAL / AEROESPACIAL, AGITAÇÃO MARÍTIMA, AGUACEIROS, VENTOS FORTES,...
A informação deve ser sempre local e pormenorizada em detrimento de nacional e generalista, esta última gera descrédito na população já que muitas vezes os efeitos anunciados não se verificam em toda a região mas somente afectam algumas zonas da região para a qual tinha sido emitido o aviso. 
Idealizei uma comunidade radioamadoristica de acompanhamento de risco e AVISO à população.





Enfim, isto era eu à pouco a sonhar, mas depois acordei :)

73,

CT1EBZ

Comentários

Mensagens populares