Implante coclear dois meses depois...

Foram momentos de duvida, de sensação de desilusão, de sensação de arrependimento...
Foram semanas que pareceram anos, entre a duvida e a expectativa, entre as lágrimas da incerteza e dos escassos esclarecimentos, e os sorrisos  da esperança.
Hoje, estava a seleccionar o toque de um telemóvel e comovi-me, voltei a ouvir sons de que só tenho memória de ter ouvido em criança, sons que de súbito me transportaram para a dimensão dos que já partiram e que recordo com saudosismo.
Depois de ter desde há duas semanas ouvido o desde há décadas não ouvia, o som de um grilo, de pássaros, o canto de duas cigarras que cantavam à desgarrada, o apito de porta aberta do frigorífico que tenho há uns 6 anos e não sabia sequer que apitava, o disparo de uma máquina fotográfica, sim estou feliz por ter tomado a opção cirúrgica.
Não, a minha audição não é perfeita, cheguei mesmo a evitar falar com pessoas que me são queridas, ao telemóvel, para evitar o constrangimento da comutação cerebral entre o som residual do ouvido mau e o som metálico do ouvido implantado. Mas o meu cérebro aprendeu a interpretar melhor estes sons e de dia para dia estão mais naturais. Dizem-me finalmente em resposta a todas as minhas questões que o período de aprendizagem do cérebro em relação ao implante colorear pode ir até um ano mas, ainda que ficasse como estou neste momento já teria valido a pena.
Voltei a dar aulas sem ter de me dirigir aos alunos para fazer leitura labial, voltei a estar num café concerto a dialogar com amigos sem dificuldade de inteligibilidade das palavras, voltei a sentir-me integrado nesta sociedade que discrimina todo o tipo de deficiência, que é preconceituosa em relação às diferenças e aos diferentes entre aparentes iguais.
Quero aqui endereçar um voto de força aqueles que  aguardam pelo implante ou, que tal como passei, passam agora pela fase da insegurança e dúvidas, evitáveis se a consulta no hospital público respondesse a todas as questões que me foram esclarecidas no consultório da empresa representante da marca de implante coclear que me foi implantado.
Voltei a ter a alegria de ser radioamador, e o prazer de compreender a letra de uma música.
Até ao uso do implante com capacete já me adaptei, com adaptações muito simples.
Força a todos os que esperam ou vivem a incerteza, vale a pena.
Não, não vos vou iludir, não foi fácil, mas vale a pena, porque " se fosse fácil não era para mim"!

Um abraço solidário

Comentários

Mensagens populares