Radioamadores, radio-escutas, ou coleccionadores de rádios

Outrora a maioria dos radioamadores eram pessoas muito activas no seu passatempo. Na actualidade,  os muito activos são uma espécie rara, e geralmente dedicados a concursos e activações, sendo poucos os que se dedicam à técnica de construção dos seus equipamentos, fontes , antenas,..., ou aos QSOs noite fora em que se partilhava conhecimento, cultura, e momentos muito agradáveis.
Foi talvez um erro extinguir a licença de radio-escuta, e penso mesmo que deveria existir uma licença de coleccionador de rádios, em minha convicção a maioria dos que têm Certificado de Amador nacional são na realidade coleccionadores de rádios que quando questionados se os operam referem a falta de tempo, a falta de paciência, o facto de alegadamente agora serem muito importantes e o radioamadorismo ser uma coisa desprezível, abaixo do seu status. Mas não hesitam publicitar que: "eu tenho lá o rádio "gold xpto", o meu veio dos states, tenho a linha completa da marca "platinium" e o microfone exclusivo da "black diamond", raríssimo...". O cúmulo do ridículo, o típico dos novos velhos do Restelo! 
Os radioamadores são hoje na sua maioria uma sociedade de consumo de electrodomésticos de radiocomunicação, não muito diferentes dos CB´s ou dos PMR´s, embora até na experimentação de produtos acabados eles sejam úteis na distinção dos E/R e acessórios com boas ou más características e, essencialmente aspectos a melhorar de que resultam as revisões de modelo, por isso nada a criticar sobre os que são apenas testadores de produtos acabados, e assim se mantêm activos. 
Mas quando se fala dos radioamadores em protecção civil, até esses coleccionadores de rádios, alguns dos quais apenas tem rádios sem antena ou mesmo avariados, enchem a boca para dizer: " eu também sou radioamador, sou o CT não sei das quantas!". O acúmulo do ridículo elevado ao expoente máximo. Maldita a hora em que se acabou com o incómodo e "obsoleto" diário de estação e com a prova anual de contactos, condição para manter a licença. Volta, estás perdoado!

Calma, é apenas um hobby!


Digo eu, que nem percebo nada disto!

73´s

By CT1EBZ (radioamador às vezes)


Comentários

  1. Caro José Luís Proença tive o cuidado de não meter todos no mesmo saco, palavras com "maioria, minoria, e alguns" podem ser encontradas no texto, precisamente porque não estão todos no mesmo saco e, retratar a dura realidade que me impele a manifestar desagrado não é de todo "estar sempre a malhar nos radioamadores". Mas sim, efectivamente porque me preocupo com o rumo, faço frequentes e diferentes abordagens aos problemas, no intuito de despertar consciências.
    Sim tal como tu há outros bons exemplos, é uma pouco quando depreciamos governos, nem todos os que lá estão são improfícuos, néscios ou funestos, mas alguns sê-lo-ão.

    Só não faço uma lista dos radioamadores que me merecem consideração porque apesar do que acima relato seria muito extensa, por outro lado não os conheço a todos, e correria o risco de ser injusto mas, falo pelo que conheço e observo a cada dia que passa.

    Abraço e até amanhã

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares