A técnologia avançou, mas o radioamador não...

A minha mente é hiperactiva e utiliza os sonhos para solucionar problemas. Como costumo dizer deito-me sobre os problemas e acordo por vezes sobre as soluções. Algo que me acontece frequentemente e, esta noite o tema dos meus sonhos foi a revisão dos estatutos da REP. Deitei-me a pensar na ideia de termos de reunir todos num determinado local, eventualmente longe de onde moro, e com custos eventualmente incomportáveis para quem como eu sobra sempre mês no fim do ordenado.
Ocorreu-me então algures nos meus sonhos que, a REP não evoluiu na forma de convocatória a par da administração central do Estado que passou a convocar por via electrónica, mas não os homens da electrónica, os radioamadores, que ainda recorrem à carta (meio dispendioso) para  convocar assembleias gerais, ora o que me parece um despautério por eventual incorrecta interpretação do Art.º 174 do código civil, onde se lê o seguinte:
Artigo 174.º - (Forma da convocação)

       1. A assembleia geral é convocada por meio de aviso postal, expedido para cada um dos associados com a antecedência mínima de oito dias; no aviso indicar-se-á o dia, hora e local da reunião e a respectiva ordem do dia.
       2. É dispensada a expedição do aviso postal referido no número anterior sempre que os estatutos prevejam a convocação da assembleia geral mediante publicação do respectivo aviso nos termos legalmente previstos para os actos das sociedades comerciais.
       3. São anuláveis as deliberações tomadas sobre matéria estranha à ordem do dia, salvo se todos os associados compareceram à reunião e todos concordaram com o aditamento.
       4. A comparência de todos os associados sanciona quaisquer irregularidades da convocação, desde que nenhum deles se oponha à realização da assembleia.

Ora acontece que o Art.º 167 do Código das Sociedades Comerciais é  "Revogado por Decreto-Lei nº 76-A/2006 de 29-03-2006, Artigo 61.º - Norma revogatória para Flexibilização dos Modelos de Governo das Sociedades Anónimas, Simplificação e Eliminação de Actos e Procedimentos Notariais e Registrais. É revogado o n.º 2." desse artigo. Assim sendo, tal como acontece com a autoridade tributária ou mesmo com os tribunais, não faz sentido que sempre que o associado tem e-mail não seja convocado por essa via, até porque se considera aviso de recepção a não existência de mensagem de não entrega.

Recordei-me então que, desde 2008 que nas associações pelas quais tenho passado, deixámos de convocar por carta, limitando-nos à convocatória por e-mail, e difusão nas redes-sociais, forma de convocatória aprovada em Assembleia-Geral. Mas creio também que tal não acontecerá na REP porque existiram eventualmente coleccionadores de cartas de convocatória, os saudosistas...

Mas vamos à reunião em concreto...
Não compreendo neste caso que, tratando-se de uma reunião de um núcleo de associados e não de uma Assembleia-Geral, não se juntem por zonas e não troquem informação com recursos àquilo que alegadamente une os radioamadores, o rádio.  Ora se criarem um ponto de encontro distrital, e se existir um moderador (estação coordenadora), será fácil discutir a proposta existente, aferi-la, e chegar-se a uma proposta pré-aprovada por maioria senão mesmo por unanimidade, para depois se colocar à disposição da Assembleia-Geral para o debate final.

Mas no meio do meu sonho questionei-me, imaginando-me numa dessas salas, onde está a malta da TVA, que liga cada uma das salas de encontro?!

Mas há algo a que agora, já acordado, não posso deixar de acrescentar, um pedido de desculpas ao Carlos Nora, por criticas que outrora lhe fiz, pois hoje compreendo que não é por inércia dele que a REP não funciona, mas sim porque há associados que não deixam a REP funcionar, são um empecilho ao desenvolvimento da REP em particular e do radioamadorismo em geral, são mentes que ficaram presas no passado e nos formalismos mesquinhos e retrógrados, e ai sim se pode dizer como alguém e muito bem afirmou, "a REP está velha".  São assim uma espécie de rádio antigo, daqueles saudosos tempos a que ficaram presos, recusando a evolução dos tempos.

Desejo contudo que este meu sonho se converta em novas realidades, toque quem deve tocar, chegando a quem deve chegar.

Digo eu, que não percebo nada disto!

73´s

CT1EBZ

Comentários

Mensagens populares