Há uma tendência para a "demagogia feita à maneira"...

Embora nem sempre defenda as políticas ou os políticos, desta vez presto solidariedade ao Sr. Secretário de Estado da Administração Interna - Jorge Gomes, nos termos e pelos factos seguintes:

1º O termo "amador" quer dizer "aquele que ama o que faz" logo tal termo é um elogio e nunca uma depreciação, embora a sociedade inculta o use como termo depreciativo;

2º Confunde-se bombeiros associativos com bombeiros voluntários. Nas corporações associativas a maioria daqueles que asseguram o serviço regular são profissionais (ou seja são pagos por essa atividade), embora existam também alguns voluntários (ou seja que não são pagos por essa atividade), pelo que na realidade não existem corporações de bombeiros voluntários, mas sim de bombeiros mistos.
Bombeiros profissionais das corporações associativas, tenham orgulho em ser profissionais;

3º O exemplo dado ( e atenção porque foi apenas um exemplo), é de um um profissional que acresce à sua remuneração, a compensação de ECIN, o que nuns casos corresponderá à verdade e noutros não, já que era apenas um exemplo, pode efetivamente em alguns casos analisados corresponder ao valor afirmado, pese embora o facto de a remuneração dos bombeiros associativos seja muito assimétrica. 

Certamente compreenderam que o Sr. Secretário de Estado como ser humano que é possa não ter sido não explicito quanto poderia e certamente desejaria ter sido, mas isto não é em meu entender de forma ou modo algum para a campanha demagógica que por ai se observa em relação a esta matéria. É um facto que tem existido alguns erros técnicos e incorreções factuais do Governo em relação a estas e outras matérias, mas é também um facto de que este Secretário de Estado é dos que mais se têm esforçado, para resolver problemas com décadas, e talvez seja aquele que mais ao lado dos bombeiros tem estado, contra ventos e marés.
Concordo que a política não é a ideal, mas é próxima da possível. Concordo que a LBP é pura e simplesmente um despautério e que pouco ou nada defende os bombeiros, mas é a LBP que os bombeiros construiram e têm apoiado e que lhes é mais funesta que benéfica.

Não estou com isto a dizer que não considero existirem erros na política governativa, somente a dizer que desta vez os demagogos exageraram.

Quanto à política de combate a incêndios, apesar de não ser a política ideal para o negócio das associações de bombeiros, ou para a remuneração dos bombeiros profissionais, ou dos biscates dos "voluntários" dessas associações, é um modelo diferente, inovador em Portugal, uma primeira fase de desenvolvimento que será certamente avaliada, e que, dará certamente bons frutos para o interesse público acima de quaisquer outros interesses corporativos ou individuais.

Bem se sabe que o que mais desagrada ALGUNS bombeiros e suas associações é ver o seu negócio com menos receitas pelo facto de outros atores entrarem em cena, mas na verdade o país e a carteira dos contribuintes já não aguentavam que o negócio da intervenção nos incêndios continuasse a viver acima das suas possibilidades, ou seja, que ALGUNS façam férias naquilo que mais lhes apraz (combater incêndios), onerando sem limites os contribuintes.

O país não tem recursos financeiros inesgotáveis e, importava travar a crescente infinidade de gastos inerente ao combate a incêndios. Sabe-se que nesta guerra, o desfecho mais provável é que o número de ignições aumente para tentar justificar o injustificável, pelo que é necessário concentrar ainda mais investimento na prevenção, e cortar ainda mais na intervenção doa a quem doer, por mais durinhos e pretos que os afirmem ter!

Eu sei que este meu artigo de opinião será tudo menos popular, mas mais do que popularidade preocupa-me a minha consciência e o interesse público, porque Ligas e Federações defendem o seu negócio e o das associações, e não os interesses legítimos dos bombeiros, estes últimos estão esquecidos por aqueles que se afirmam seus defensores, para se alimentarem da fatia que não cabe às Ligas, Federações, ou Associações, mas sim a eles e elas bombeiros e bombeiras, porque é fruto do seu trabalho, suor, sacrifício, e até sangue.

Bombeiros amigos, não confundam a intenção das palavras do Sr. Secretário de Estado, homem sério, justo, leal, e amigo que vos visita e aperta a mão, e não se iludam com o que vos contam sobre esse tipo de voluntariado que nada interessa no vosso futuro. Isso a que Liga, Federações, e Associações de Bombeiros apelidam de voluntariado é na realidade a precariedade, desemprego, e escravatura. de que eles se alimentam para ser alguém à custa do vosso suor e sangue, de outro modo muitos desses dirigentes e comandantes seriam quando muito somente o que vocês são, Bombeiros.

Um abraço a tod@s @s Bombeir@s.

Digo eu, que não percebo nada disto!

Comentários

Mensagens populares