Porque não me calo....

Primeira aula da faculdade de Direito.
O professor de “Introdução ao Direito” entra na sala. A primeira coisa que faz é perguntar o nome a um aluno que estava sentado na primeira fila:
- Como se chama?
...
- Sou o João, stôr.
- Saia da minha aula imediatamente! - gritou o professor arrogante.
O João ficou perplexo por alguns segundos. Quando voltou a si, levantou-se rapidamente, recolheu as suas coisas e saiu da sala. Todos estavam assustados e indignados, porém, ninguém ousou manifestar essa indignação.
- Agora sim! Vamos começar a aula! Para que servem as leis? – perguntou o professor.
Os alunos estavam assustados, porém, aos poucos começaram a responder à pergunta:
- Para que haja ordem em nossa sociedade.
- Não! – respondeu o professor.
- Para cumpri-las.
- Não!
- Para que as pessoas paguem pelos seus atos errados.
- Não! Será que ninguém sabe responder a esta pergunta?
- Para que haja justiça - falou timidamente uma garota.
- Até que enfim! É isso! Para que haja justiça. E agora, para que serve a justiça?
Todos começavam a ficar incomodados com a atitude grosseira do professor. Porém, prosseguiram respondendo:
- Para salvaguardar os direitos humanos.
- Bem, que mais? – perguntou o professor.
- Para diferenciar o certo do errado.
- Ok, não está mal. Agora digam-me: eu agi corretamente ao expulsar o João da sala de aula?
Todos ficaram calados, ninguém respondia.
- Quero uma resposta decidida e unânime!
- Não!!! – responderam todos a uma só voz.
- Poderia dizer-se que cometi uma injustiça?
- Sim!!! – responderam todos.
- E por que ninguém fez nada a respeito disso? Para que queremos leis se não dispomos da vontade necessária para praticá-las? Cada um de vocês tem a obrigação de reclamar quando presenciar uma injustiça. Todos. Não voltem a ficar calados perante uma injustiça! Vá buscar o João – disse o professor, olhando fixamente para outro aluno.
Naquele dia, todos tiveram a lição prática no curso de Direito, uma aprendizagem para sempre: “Quando não defendemos nossos direitos ou os do próximo perdemos a dignidade e a dignidade não se negocia.”

No meu caso, passei anos vitima de repressão e injustiça, um dia decidi que não voltaria a silenciar-me perante a repressão, passei então a dizer o que penso até que alguém me prove que estou errado e não existe motivo para a minha indignação. Peço por isso aos meus seguidores nas redes sociais que preferem aqueles que não dizendo o que eu digo, pensam o mesmo que eu penso, que me façam um favor e deixem de se fazer de meus amigos ainda que meus colegas sejam. Deixem de me seguir nas redes sociais.

Comentários

Mensagens populares