Rescaldo de Pedrogão Grande

Penso que todos os que intervieram nos incêndios de Pedrogão fizeram tudo o que podiam e o melhor que podiam, Bombeiros, estrutura de comando da ANPC, Governo, Forças Armadas, GNR, Escuteiros, ..., e demais organizações voluntárias.
Se houve falhas elas começam na estrutura local de proteção civil que ou falhou e/ou foi incapaz, passam pela errada estratégia política no que concerne às comunicações de segurança e emergência que remontam a 2003, não são de agora.
Uma nota seja feita também à cultura de segurança de um povo que têm dinheiro para ir a Fátima, para estátuas de santos nas aldeias, mas não para redes de combate a incêndios nas aldeias.
Vi muitas aldeias com casas cujo telhado caiu porque a estrutura de suporte das telhas era como tradicionalmente naquela e outras regiões de barrotes de madeira. Muitas dessas casas pouco ou nada mais sofreriam se tivessem estruturas de suporte das telhas, ou suporte do madeiramento dos pisos intermédios em vigas de cimento, ou aço.
Lamento obviamente todas as mortes, ferimentos, e os traumas psicológicos causados por esta tragédia, contudo importa honrar os que morreram fazendo algo para que tal não se repita, e esse algo é seguramente uma aposta forte na segurança das habitações, nos sistemas de combate a incêndios permanentemente ativos que sirvam não só para o combate a incêndios como tenham dupla utilidade para a rega de campos de cultivo ou pequenas hortas ou jardins, garantindo-se dessa forma a manutenção regular. Eu iria mais longe e falaria até de refúgios do fogo. A População não pode ficar à espera dos Bombeiros que podem não chegar, tem de ter capacidade de auto-proteção. Importa que para isso sejam criados incentivos, ou seja uma redução da taxa de IMI para as propriedades mais protegidas, e um agravamento para as menos protegidas.
No que respeita às comunicações é certo, sabido, e comprovado que falham, as aldeias não podem estar dependentes de telemóveis para pedidos de socorro, deve existir pelo menos um rádio CB (Citizen band) em cada aldeia, e obviamente a corporação de bombeiros ou posto da GNR mais próximo deve estar igualmente munida daquele meio de comunicação com a população em canal 9. Tive oportunidade de observar que em Pedrogão Grande e aldeias periféricas há alguns escassos utilizadores do CB, mas nem bombeiros nem GNR dispõem desse meio de comunicação que o atual Governo isentou de licença tornando-o acessível a qualquer utilizador.
Uma palavra de apreço ainda pelo trabalho realizado por alguns elementos da estrutura nacional de comando da ANPC que tudo fizeram para ultrapassar e compreender os constrangimentos, para eles imprevisíveis, para mim há muitos anos previsíveis e recorrentemente denunciados.

A minha ultima e principal palavra vai para aqueles que estão internados, ou para aqueles que sofrem a perda de alguém nesta "catástrofe", desejando a recuperação dos que sofreram no corpo marcas desta tragédia, e desejando a todos a rápida resiliência das marcas mais profundas deste trágico acontecimento.

Despeço-me com um Abraço sincero a todos e a cada um dos que socorreram, auxiliaram, coordenaram, foram socorridos ou auxiliados. Força!

Comentários

Mensagens populares