REITERO QUE O SGO NÃO FOI IMPLEMENTADO EM PEDROGÃO GRANDE


Para algumas respeitáveis pessoas, ter o SGO implementado é ter meios no terreno, mas, para mim isso é pouco para considerar que está implementado um SISTEMA DE GESTÃO DE OPERAÇÕES. Considero que para estar implementado um sistema, todas todos os elos da cadeia SGO devem estar em progressiva implementação em tempo útil, ora se tal não acontece, não está implementado um sistema, mas sim uma ANARQUIA que desrespeita as normas e boas práticas. 
Volto a questionar publicamente sobre o incêndio de Pedrogão Grande:

1º onde estavam as ERAS suficientes para o reconhecimento e avaliação da situação em curso logo a partir da primeira hora?
2º onde estavam os meios preposicionados face ao risco expectável?
3º onde estavam os especialistas em gestão de redes de radiocomunicações de emergência?
4º onde estava localizada a célula de planeamento (CEPLAN) do SGO?
5º onde estavam os radioamadores e quem os solicitou?
6º que avisos foram emitidos às populações em risco? 
7º porque tinham dois veículos de COMANDO E COMUNICAÇÕES a escassos metros um do outro? Seria para anular reciprocamente as comunicações por atenuação da receção de um devido à emissão de outro em canais adjacentes? 
8º porque ninguém informou quem chegava ao TO que tinha de mudar para o canal local porque estando em modo local não fez roaming no caminho para aquele canal?
9º porque não mobilizaram os dois sites móveis SIRESP da ANPC que tinham estado em Fátima poucos meses antes? 
10º porque não mobilizaram equipamentos convencionais de VHF para o local, incluindo os que estão a apodrecer na ANPC e na GNR por falta de uso?
11º porque não solicitaram comunicações às forças armadas? 
12º porque não se colocou um repetidor de VHF no ar num helicóptero qualquer, que ainda que afastado poderia assegurar a comunicação? 
13º porque face ao nível de ALERTA somente existiam 5 bombeiros em Pedrogão Grande, e poucos mais nos concelhos vizinhos? 
14º onde se refletiu a ativação do PMEPC no dispositivo? 
15º onde estavam os "meios" do SMPC do concelho?
16º porque ativaram meios do extremo do distrito e não os mais próximos ainda que de outro distrito?
.... muito mais questões teria...
Há de facto incêndios que não são combatíveis, salvo erro quando a sua energia é superior a 10KW, mas deixar morrer gente por falta de aviso à população, é crime aqui ou em qualquer outro canto do mundo, quer queiram, quer não.

Felizmente o 6ª ás 9 tratou de uma parte, e ainda vai tratar das outras pelos menos outras três, que estão por revelar.
Certamente há “muito boa gente” que vai sofrer consequências do desfecho por subvalorizarem a situação, e tenho pena que eventualmente se desfaçam famílias por isso, mas temos de ter em conta que, no dia 17 de junho fruto da negligência dessa “muito boa gente”, dezenas de famílias foram desfeitas, e por todo o país e mundo houve gente a chorar as mortes.
Isto não pode voltar a repetir-se. É somente isto que defendo, o resto compete à justiça resolver, e não a mim, nem a quaisquer outros "advogados do diabo". 
No entanto, eu, no lugar do Sr. Comandante dos Bombeiros de Pedrogão Grande, Presidente da Câmara Municipal de Pedrogão Gramde, e 2º CODIS de Leiria, sairia de casa, e iria a casa de cada um dos familiares das vítimas apresentar pessoalmente um pedido de desculpas por não ter sabido ou conseguido fazer melhor, pedir perdão com toda a sinceridade é o mínimo...! 


Não senhor CODIS de Leiria, as provas vão corroborar que não foi implementado o SGO, mas sim uma trapalhada não sustentada por qualquer principio legal.

Comentários

Mensagens populares