COMO ESTARÁ A CONSCIÊNCIA DAQUELES QUE CONTRIBUIRAM PARA A OMISSÃO DE SOCORRO ÀS VÍTIMAS DOS INCÊNDIOS ?

Alguém viu iniciativa da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) na reimplementação da Banda do Cidadão nas centrais de Bombeiros após os incêndios de junho e outubro? Claro que não, a LBP e as Associações de Bombeiros estão-se nas tintas para o cidadão, dele somente querem o pagamento dos serviços (a exploração dos seus negócios). O que apregoam, “vida por vida”, é na realidade €uro por €uro, são apenas slogan´s publicitários para os seus negócios.

Terão os inspetores e respetivos decisores da ANACOM, bem como os Dirigentes das Associações de Bombeiros, da Liga dos Bombeiros Portugueses, e os Autarcas, a consciência tranquila quanto às mais de 100mortes ocorridas nos incêndios?

E os Serviços Municipais de Proteção Civil, algum deles passou a fazer escuta permanente ao canal 9 do CB? Claro que não, não é em muitos casos a segurança dos cidadãos que move este tipo de gente, são as promoções nas carreiras e o protagonismo que lhes enche o ego, apesar da sua ação ser frequentemente improfícua.

E da parte do Governo, alguma iniciativa neste sentido? Pois!

De facto devemos ser mesmo um país muito evoluído que só usa SIRESP e telemóveis, já que em países “subdesenvolvidos” no resto da Europa (Itália, Alemanha, França,..), e demais continentes do globo, as redes rádio das chamadas Bandas do Cidadão, sejam elas o CB27, o CB de UHF na Austrália, o FRS nos EUA, entre outras, são monitorizadas pelas autoridades para resposta às situações de emergência, mas em Portugal a ANACOM também monitoriza, em especial para aplicar coimas e apreender equipamentos ilegais, pena que os grandes incêndios tenham deflagrado aos fim de semana, quando os inspetores da ANACOM se encontravam de folga / férias.

Creio que num país perfeito seriam constituídos arguidos pelas mortes resultantes do não acompanhamento do estado da arte, mas estamos em Portugal.
Haverá tanto numas Associações de Bombeiros como nos Serviços Públicos 
algumas exceções, como em tudo, mas este é infelizmente o perfil predominante. 

Digo eu, que não percebo nada disto!

#incendios2017

Comentários

Mensagens populares