Eles até vão dizer que querem ser parte da solução



Eles sempre foram parte do problema, que o alimentaram para fazer crescer o negócio. Agora até participam e co-organizam seminários sobre protecção civil, porque vislumbram que os seus associados estão prestes a deixar ser o centro das atenções, porque a população já não acredita na pseudo capacidade alegadamente instalada, e nas montras de vaidades dos exercícios realizados onde deixam de fora aqueles que num cenário real estão do lado de dentro do perímetro de segurança. 
Em minha modesta convicção, a Liga dos Bombeiros Portugueses é uma das principais responsáveis pelo subdesenvolvimento de uma cultura de segurança colectiva na nossa sociedade no que à protecção covil é atinente, tudo porque o que a população evitar não constitui fonte de receitas para as suas associadas associações de bombeiros. 
Não creio que quem vende intervenção possa ser parte da solução da prevenção. Não creio em associações de Bombeiros na prevenção, embora creia ser o desejo de alguns Bombeiros, mas somente alguns, porque outros não dispensam a adrenalina da intervenção. 

Sempre foram parte do problema, não creio ser possível ou expectável que a Liga dos Bombeiros Portugueses ou muitas das Associações de Bombeiros desejem de facto atenuar ou suprimir o risco, podem até manifestar essa posição, mas tal face ao actual modelo de financiamento é contrário aos interesses dos negócios instalados. 

Não, não creio numa só palavra de Jaime Marta Soares, ou mesmo de Duarte Caldeira no envolvimento da LBP na prevenção do risco, a mesmos que isso significasse negócio para as Associações de Bombeiros. 


Dizem ter mais de 600 anos de história, mas terá toda ela sido uma boa história?!

Envolver associações de Bombeiros na prevenção da sinistralidade e dos incêndios, será em minha convicção algo similar a envolver as funerárias na prevenção das doenças cardiovasculares!

Esta é a hora de capacitar a população para a prevenção, para evitar sempre que possível a intervenção!

Eles cantam bem, mas eu não sei dançar!

Digo eu, que não percebo nada disto! 

Comentários

Mensagens populares