Falam em protecção civil, mas só mostram vaidades…


Nunca vi em Portugal um exercício de protecção civil, somente montras de vaidades, geralmente concebidas para dar protagonismo a somente um dos agentes de protecção civil, cuja sua principal actividade se centra na intervenção e serviços auxiliares. 
Aqueles que estão na primeira linha da prevenção, da intervenção, e da recuperação, OS CIDADÃOS, são geralmente deixados nesses pseudo exercícios do lado de fora do perímetro de segurança, mas ainda assim alguns iluminados esperam que estes cidadãos assim estejam preparados, mesmo sabendo-se que em caso de catástrofe em muitos casos agentes de protecção civil, nem vê-los! 
A hipocrisia é incomensurável, o despautério não tem medida, mas apesar da receita ser sempre a mesma e cada vez maior a sua visibilidade, os decisores esperam resultados diferentes, eventualmente mais palmas neste espectáculo de néscios!

Até aqui nada de mais! Contudo, observo que em muitos concelhos existem nos serviços municipais de protecção civil licenciados em Protecção Civil, geralmente oriundos de um dos mais representativos agentes de protecção civil, sem que dai se observe de facto acções diferenciadoras da proficiência desses serviços, que em meu entender deixam mesmo muito a desejar!
Falta o 4º Pilar da Protecção Civil, as POPULAÇÕES, por um lado porque pouco ou nada fazem no sentido de se afirmarem como tal, por outro, porque há um gigante que lhes tapa a visibilidade, e lhes tolda o discernimento com espectáculos ilusórios!

Digo eu, que não percebo nada disto! 

Comentários

Mensagens populares