Reacção à intervenção do Sr. Deputado José Miguel Medeiros hoje no canal ARTV




Reacção à intervenção do Sr. Deputado José Miguel Medeiros hoje no canal ARTV

Caro Sr. Deputado José Miguel Medeiros, nunca me tive por hipócrita ou não frontal, e digo-lhe aqui publicamente de forma muito pragmática que, o que está a fazer, tal como outros camaradas do PS, é um lamentável assassinato de carácter ao anterior 2º CONAC, e digo-lhe mais, fá-lo aparentemente para proteger dois seus amigos, um 2º CODIS e um autarca, ambos (em minha opinião) aparentemente com responsabilidade criminal no que no dia 17 de Junho se passou, algo que ficará esclarecido em julgamento.
Sai do PS precisamente porque não pode valer tudo em política.
Esta minha declaração resulta da minha convicção pessoal inerente ao meu testemunho no teatro de operações, e não de qualquer posição institucional, e muito menos partidária (que deixei de ter há já algum tempo).
Vou repetir-lhe aqui o que lhe disse frente a frente em reunião, TODOS os Governos são responsáveis pelos que aconteceu, todos são co-responsáveis pela tragédia de 2017 que, resulta antes de mais da inercia e inépcia em primeira instância das autarquias, em segunda instância das populações, e paralelamente às populações ao Governo actual e anteriores.
Todos ignoraram as propostas apresentadas que possibilitariam evitar a dimensão das tragédias em causa. É certo que o arder floresta é uma inevitabilidade, mas a morte das 115 vítimas é aparentemente um crime que todas as facções políticas carregaram para o resto das suas vidas, e que como tal a história registará.
Não foi o fenómeno meteorológico atípico que matou, foi a incapacidade governativa de sensibilização e fiscalização das populações no que aos riscos associados à floresta e inerentes medidas de autoprotecção é atinente. Foi a inépcia de comando que não projectou ERAS na primeira hora para ter visão real da situação. Foi a inércia e inépcia de autarcas que não têm sequer criados SMPC´s, que não têm redes municipais de radiocomunicações nem implementaram a Rede Estratégica de Protecção Civil nas autarquias, que não têm Equipas de Reconhecimento e Avaliação de Situação, que são inócuos, inertes, e invertebrados em protecção civil, que ao fim de semana se alheiam do acompanhamento de risco de que resultam frequentes perdas materiais e em 2017 avultada perda de vidas humanas. Mas Sr. Deputado, foi ainda a inacção dos últimos três Governos que ignoraram as minhas propostas de implementação da Difusão Celular ou similar forma de difusão celular para aviso atempado às populações.
Por último Sr. Deputado quero dizer-lhe com toda a frontalidade que, Vexa e o seu Governo serão mais cedo ou mais tarde responsáveis por mais tragédias, por terem ignorado as recomendações de implementação do projecto de AUTOPROTECÇÃO E RESILIÊNCIA DAS POPULAÇÕES, conhecido como “Aldeias Resilientes” que Vexas teimam em ignorar somente pelo facto por resultar da expressa vontade popular e não de ideias de um qualquer iluminado do Governo ou bancada parlamentar que Vexa integra.

Sim Sr. Deputado, as populações são reesposáveis por inercia e inépcia, exactamente como o são as autarquias e Governo, estes dois últimos patamares com responsabilidades acrescidas porque o povo por não saber, neles confia a sua segurança, em quem na prática revela também não saber, ou não querer saber, e isto Sr. Deputado, se não é crime não sei o que é!

Não, não defendo a demissão de qualquer Governo, somente que assumam as suas responsabilidades criminais, civis, e corrijam esta trajectória de “negligência criminosa”.


Digo eu, que não percebo nada disto!

Comentários

Mensagens populares