AS DUAS "ANTENAS DE SATÉLITE" QUE APENAS REMENDAM O PROBLEMA DO SIRESP

António Costa afirmou ontem no debate quinzenal que já mandou adquirir por ajuste direto as "duas antenas de satélite" (que na realidade são link´s de micro-ondas) que faltam para que as viaturas adquiridas pela ANPC possam colmatar falhas pontuais do SIRESP em alguns teatros de operações de proteção e socorro. Cumpre-me contudo esclarecer uma vez mais a opinião publica que, nem com um destes link´s por distrito o problema ficará resolvido e estarão acauteladas as redundâncias do SIRESP. Para que o SIRESP seja de facto mais eficiente, importa que cada estação retransmissora se ligue à estação "repartidora" por feixe rádio, contornando assim o problema das linhas telefónicas ardidas, furtadas, ou destruídas, e que simultaneamente tenham geradores com autonomia mínima de 72horas, bem como proteção contra incêndios.
Por outro lado, falar em redundâncias ao SIRESP será sempre falar de uma segunda rede de radiocomunicações que existe no caso dos bombeiros associativos, mas que não existe na maioria dos demais agentes de proteção civil, pois a GNR, e PSP já não possuem redes alternativas como outrora possuíram. 
Importa relembrar que em caso de sismo, eventualmente precedido de tsunami, por exemplo o INEM não terá forma de gerir os seus meios, nem a PSP ou GNR, ou outras entidades dependentes daquele meio de comunicação o SIRESP.
Relembro que o problema não está na tecnologia, mas sim num sistema "coxo" onde falta equipamento que garanta a fiabilidade como por exemplo na rede de radiocomunicações de proteção civil da Região Autónoma dos Açores onde tudo foi acautelado, até por força do facto da ligação se fazer entre ilhas, sem ligação por cabo telefónico, que determinou a necessidade de ligação por feixe hertziano.
O Governo está por isso a tapar o sol com a peneira aos olhos dos portugueses, e isto mais cedo ou mais tarde tornar-se-á inegável, só desejo que não de forma igualmente ou mais trágica ainda ainda, que esta ocorrida em Pedrogão Grande.

Importa ainda informar que as viaturas de comando e comunicações nacionais não estão concebidas para possibilitar redundância à falha de comunicações nos teatros de operações faltam-lhes repetidores móveis e link´s de satélite, faltam-lhes filtros de rejeição, e acima de tudo faltam-lhes operadores com a necessária formação e treino tecnológico. Não têm de existir "viaturas SIRESP" tem de existir viaturas de comando e comunicações a sério, e não brinquedos como as viaturas da SIRESP ou da ANPC.  

https://www.youtube.com/watch?v=4OPfkg6AeWU

https://www.youtube.com/watch?v=nUUSg18fYdA

https://www.youtube.com/watch?v=fdqfAMg9paA

Comentários

Mensagens populares