ANACOM É CORRESPONSÁVEL PELO COLAPSO DO SIRESP

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) tem em meu entendimento a sua quota parte de responsabilidade no recorrente colapso da rede SIRESP, já que nunca antes das mortes deste verão, e face aos demais colapsos amplamente noticiados, nunca antes fez o que lhe competia nomeadamente: 
  1. Verificação da segurança da rede de cabos e recomendações corretivas;
  2. Verificação da adequação da estrutura da rede às necessidades dos utilizadores, nomeadamente número de canais (time-slot) disponíveis face ao número de utilizadores, e talk groups atribuídos;
  3. Verificação da adequação da formação ministrada, nomeadamente para gestão da rede em teatros de operações completos e face a constrangimentos tais como a passagem da rede a modo local;
  4. Verificação da efetiva cobertura da rede em Portugal continental, ou Região Autónoma da Madeira;
  5. Verificação da adequação das vias de ligação entre estações base por cabo em detrimento de ligação por feixe-hertziano. 

Por tudo isto considero que a ANACOM é corresponsável pelas sucessivas falhas do SIRESP, já que se trata de um operador de comunicações que tem aparentemente beneficiado de ausência de fiscalização e supervisão por parte da Autoridade Nacional de Comunicações, que há muito denota a sua incapacidade de cumprir a sua missão.

Digo eu, que não percebo nada disto! 

Comentários

Mensagens populares