SIM EU APOIO A MUDANÇA ANUNCIADA!

Embora entenda de as medidas anunciadas carecem ser complementadas, concordo e apoio que a FEB passe para os quadros da ANPC, e que o GIPS seja ampliado. Mas sem margem de dúvida!

Concordo que se acabe a "mama" para a LBP, e que a ANPC tenha a sua própria escola PÚBLICA  de formação dos agentes de proteção civil, e não só.

Não são os associativos que fazem prevenção, isso seria o mesmo que colocar as funerárias a prevenir as doenças cardiovasculares, é mau para o negócio!


Respeito as demais opiniões, mas sempre defendi esta solução, que apoiarei.



Eu sei o que vi e ouvi nos teatros de operações, gritos de desespero, lágrimas.



Não estou a por em causa os bombeiros, mas sempre coloquei em causa a estrutura de bombeiros.

Os bombeiros merecem-me todo o respeito, e até muitos dirigentes, mas não todos, como em tudo há bons e menos bons. 


 NÃO, NÃO ESTÃO A DISCRIMINAR OS BOMBEIROS ASSOCIATIVOS, ESTÃO A DAR-LHES UMA MISSÃO MAIS NOBRE, A DE PROTEGER AS POPULAÇÕES E SEUS BENS, EMBORA PARA ALGUNS MENINOS MIMADOS POSSAM ESTAR A TIRAR-LHES O BRINQUEDO, E ESSES CLARO QUE VÃO FAZER BIRRA! 



Tiveram 620 anos para mostrar o que valiam, e mostraram que valem muito, mas tem capacidades limitadas porque em muitos casos a prioridade não é o socorro à população, mas o negócio do transporte de doentes, fanfarras e bandas, quarteis e viaturas de luxo, como não se vê aqui ao lado na vizinha Espanha. Com o devido respeito por todos os homens e mulheres bombeiros, penso que chegou a hora de dizer basta à praga vermelha que deles se alimenta. Basta de acreditar que existe capacidade quando se provou recorrentemente ( e da forma mais trágica) o oposto. Basta de acreditar no pai natal! Basta! 


Doa a quem doer isto vai ter de mudar. Antes ter umas centenas de milhares de dirigentes associativos / federativos / confederativos, e alguns bombeiros, a fazer birra, do que ter centenas de pessoas a chorar as suas perdas junto a um caixão que nem podem abrir para não verem o carvão em que se tornou o seu ente-querido.

É em minha convicção culpa das associações de Bombeiros que as populações não se tenham organizado, treinado, e equipado, porque durante décadas lhes disseram que só o podiam fazer se entrassem para “os bombeiros”. Mas no dia 14 de outubro fez-se luz e história, o Dr. Nuno Moreira provou em Pedrogão Grande que este é um direito constitucional de qualquer cidadão, ou conjunto de cidadãos, isto num seminário com o apoio de Sua Excelência o Presidente da Republica Portuguesa. E este direito foi infelizmente reforçado, com a prova provada da incapacidade das estruturas locais de proteção civil que em muitos casos nem existem e por isso deveriam valer pena de prisão dos seus autarcas, provou que não há bombeiros que cheguem apesar de muitas vezes a LBP ter apregoado o oposto e até a exclusividade nisto e naquilo.

Os acontecimentos trágicos de 17 de junho, e 15 e 16 de outubro são a tese prática de doutoramento do povo, que compreendeu que foi enganado pelos seus autarcas e governantes que lhes vendiam a ideia de que podiam confiar no sistema, para depois ouvirem um dos seus Governantes dizer que “tinham que apagar o fogo, e não podiam ficar à espera dos Bombeiros”, quando durante décadas aconselharam precisamente o oposto.

Durante décadas disseram ao povo, não faça nada ligue 112!

Durante décadas disseram ao idoso de parca reforma, limpe o mato!

Durante décadas enraganaram o povo que assim não quis ver a realidade, mas o povo acordou, e mais vale tarde que nunca!

Sim a profissionalização dos bombeiros é bem vinda, basta de explorar estes homens e mulheres de bom coração, para que lampadas fundidas brilhem no escuro com os primeiros raios de sol, a solução justa é a conversão de todas as corporações de bombeiros em corporações mistas, ou seja com profissionais e voluntários..

Sim bombeiros voluntários para complementar a capacidade de resposta profissional são bem vindos, e uma forma de preparação e seleção de futuros profissionais.

Não. Não há na proposta qualquer inferiorização dos Bombeiros Voluntários, nem qualquer declaração de incompetência, embora exista por parte de JMS aproveitamento político e demagôgo para fazer oposição ao Governo.

Sim, os Bombeiros são queridos pela população.

O GIPS atua todo o ano, faz prevenção, sensibilização, e dissuasão de comportamentos de risco!

Digo eu, que não percebo nada disto! 

Comentários

Mensagens populares