A IMPORTÂNCIA DO TELHADO NA PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS

A IMPORTÂNCIA DO TELHADO NA PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS
O Telhado é muito mais que as telhas e a estrutura que as suporta. O telhado é a protecção superior da casa, que deve proteger da chuva, mas também das faúlhas acesas oriundas de incêndios próximos. Quando a estrutura que suporta o telhado é de madeira, uma faúlha acesa que passe por entre telhas ou pelos orifícios de ventilação do telhado, pode cair em cima de um barrote de madeira, geralmente com pó acumulado, e assim originar o incêndio do telhado, ou seja, dentro de casa. 
O telhado protegido é tão importante quanto a existência de extintores ou carreteis com mangueiras e agulhetas de combate a incêndios. 
O Telhado da casa deve ser visto como parte do sistema de protecção contra incêndios, pois é através dele que muitas casas ficam reduzídas a escombros e cinzas. 
Mesmo em telhado com estrutura de suporte metálica, é possível que se inicie um incêndio no sótão, quando uma faúlha acesa atinge materiais combustíveis geralmente guardados no sótão, tais como caixas de madeira ou cartão, livros, e outras recordações geralmente com pó acumulado.

A APROSOC – Associação de Protecção e Socorro recomenda-lhe que:
• O sótão deve ter ponto de água (com pressão) com mangueira e agulheta para que seja possível extinguir o incêndio na fase inicial, sendo para isso fundamental que haja fácil acesso ao sótão;
• O pré-posicionamento de baldes com areia no sótão também pode facilitar o ataque inicial às chamas;
• Não levante telhas ou abra janelas caso o sótão as tenha, quanto mais oxigénio entrar mais o incêndio se irá propagar;
• A aplicação de rede metálica de malha muito estreita nos orifícios de ventilação do sótão evita a entrada de faúlhas e deste modo evita incêndios no sótão;
• A cobertura do telhado coberta com uma rede de tubos metálicos com aspersores de água, pode ajudar a manter o telhado fresco de Verão, e protegido.

Lembre-se que a protecção civil é feita de todos os cidadãos e, sem a sua participação activa a protecção civil está enfraquecida, você faz parte do quarto pilar da protecção civil, as Populações.


https://www.facebook.com/APROSOC.pt/posts/2062548984000977




Comentários

Mensagens populares