Reação às declarações do Sr. Primeiro Ministro ontem na TVI
Sou laico e apartidário, mas estou longe de ser apolítico, porque as políticas influenciam a segurança coletiva dos cidadãos.
Lamento profundamente a resposta do Sr. Primeiro Ministro – António Costa, às questões muito pertinentes e específicas colocadas pelo Professor Doutor – Domingos Xavier Viegas, a que o Sr. Primeiro Ministro respondeu evasivamente com uma mão cheia de nada.
O Governo está a fazer NADA no que à preparação das populações para lidar com os desastres é atinente. A esmagadora maioria das autarquias não cumpre a legislação de proteção civil, e não conhece as suas atribuições nesse domínio, pelo que, não é expectável que algo seja feito para que as populações só por si tomem consciência das suas responsabilidades coletivas, e individuais de cada cidadão, no que tanto à proteção civil, quanto à emergência médica é atinente.
Portugal, os portugueses e as portuguesas, continuam por isso à mercê da sua própria sorte, agora como no passado, reinando no Governo, nas Autarquias, nas Empresas, e nos Cidadãos, um clima de quase total ignorância no que concerne à prevenção, à preparação, à autoproteção, à intervenção, e à resiliência, fruto de décadas de políticas que mais do que erradas, foram e continuam a ser negligentes, e de uma incomensurável inércia e inépcia por parte do poder político instituído, nos seus mais diferentes patamares hierárquicos e territoriais.
Comentários
Enviar um comentário