O não respeito pela expressão de serviço "terminado"

Há nas radiocomunicações um desrespeito frequente, também ele gerador de efeito de contágio, o não respeito pela expressão de serviço “terminado”, que quando pronunciada deve ser correspondida pelo interlocutor (aqui sim) com a repetição da expressão de serviço “terminado” para que todos tomem conhecimento de que aquela comunicação terminou e possam utilizar o canal até ali ocupado. Um “terminado” não é um talvez terminado, mas sim um “o canal fica livre e disponível para quem o pretenda utilizar”. Não respeitar um “terminado” é algo semelhante a levantar-se do lugar num transporte público para dar lugar a um utente prioritário, mas não sair da frente do lugar para que este ocupe o lugar, é portanto, voltando ao contexto inicial deste parágrafo, uma falta de respeito para com os demais usufrutuários dos canais de comunicação.

Se se esqueceu de dizer algo após dar o terminado, ou se lembrou que tinha algo mais a transmitir ao seu interlocutor, aguarde alguns momentos para se assegurar que ninguém pretende usar aquele canal de imediato, e volte a chamar o seu interlocutor naquele canal ou outro usado para chamada, dando assim início uma nova comunicação.

O não respeito dos mais elementares procedimentos radiotelefónicos têm um efeito de contágio que afeta até mesmo os radioperadores mais experientes, atendendo que se tratam de seres humanos sensíveis a diversos fatores ambientais que a cada momento podem influenciar a tomada de decisão, até mesmo na rádio operação. 

Comentários

Mensagens populares