Comandantes Operacionais Municipais

Por "birra" da LBP os Comandantes Operacionais Municipais (COM) vão voltar a denominar-se de Coordenadores.
Tal como qualquer comandante de Bombeiros, ou qualquer comandante de patrulha ou de unidade da GNR, o COM  comanda os seus operacionais do SMPC e, deveria assumir o comando de operações de socorro mais complexas no âmbito da sua competência técnica (quando a tem) e territorial. No entanto a LBP (por mim vista como uma espécie de Maçonaria de comandantes e candidatos a), acha que o termo é muito pomposo e, como ali jazem os cadáveres do que outrora foram alguns comandantes de bombeiros do tempo em que ter uma camisa nova  e ser amigo do presidente da câmara ou com ele beber uns canecos, para além de parar de vez em quando na Liga, era meio caminho andado para ser comandante, tentam agora fazer regredir algum do parco desenvolvimento do sistema.
O COM quando licenciado em proteção civil ou com currículo relevante no âmbito da gestão das operações de proteção civil e socorro, deve e pode assumir o comando das operações já que, representa uma  das entidades que financia essas operações, a Câmara Municipal, isto se atentar-mos ao principio de que quem paga manda. Acontece porém que os SMPC´s estão minados de COM nomeados por promiscuidade, sem a necessária competência de que resulta a autoridade técnica.
Eu próprio embora não goste do termo comandante (apenas porque acho a palavra associada a algum autoritarismo com o qual não me identifico), já tive de usar o termo comandante no exercício de funções em que tinha de dirigir equipas no seio de associações com fins de proteção civil e socorro por onde passei. O termo surgiu  nessas organizações por propostas de licenciados em proteção civil e até de outros especialistas que passaram pelo SNPC, SNBPC e ANPC que me fizerem compreender que o termo era o mais adequado para as funções que eu desempenhava e que, tinha de tratar a função pelo termo correto ao invés do termo "coordenador" que usava até então.  Mas penso que o termo "comandante" está manchado pela falta de humildade de alguns que exercem tais funções, embora existam bons exemplos do oposto.
Neste contexto considero despropositado que os COM passem a coordenadores, isto é apenas uma operação estética e inócua quando o centro das preocupações sobre os COM deveria ser o de garantir que todos que exercem tais funções são tecnicamente e legalmente competentes para o exercício de tal função, porque em meu entendimento "comandante" não é um título honorífico, mas sim uma função, logo o termo só se aplica no exercício da função e nunca fora dela.

Há muitas diferenças em "co-mandar" e "co-ordenar", e mais ainda em "liderar", mas se é que "eles" as conhecem, simulam a sua ignorância para que o seu protagonismo não seja afetado e em minha convicção somente por isso. Importa por isso compreender a diferença entre dirigir e coordenar.

Penso contudo que o COM deve estar na estrutura nacional e não municipal, munido da necessária autoridade técnica e política.

Fica a seguinte questão, o CONAC comanda ou coordena?

https://pt.wikipedia.org/wiki/Comandante

Pergunto eu, que não percebo nada disto!

Comentários

Mensagens populares