Radioamadores em Emergência
Sou por vezes mal interpretado na minha crítica aos colegas e associações de radioamadores mas, na verdade não pretendo melindrar ou ofende-los, apenas estimula-los face às adversidades que são inúmeras.
Bem sei que os radioamadores foram iludidos e ludibriados pelo então Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros e que, as promessas ficaram-se pela primeira fase e desde então os apoios são nulos e que isso condiciona o desenvolvimento mas, identifico também alguma inércia que em tempos de maiores dificuldades não se verificava ou não tinha tanta expressão.
Sei também que a estrutura de protecção civil "só precisa" e apoia os radioamadores da boca para fora, pois de outro modo face ao interesse deste serviço já teria proposto ao Governo a alteração da legislação de acesso dos radioamadores aos telhados, entre outras.
Ainda há dias escrevi sobre o despautério dos indicativos de estação de amador nos CDOS que só servem para exercício e que em cenário real dificilmente serão usados. Sobre este assunto trago-vos um vídeo do conhecimento da maioria dos radioamadores que prova por um lado o que se utiliza como indicativo é o nome do CDOS ou entidade em causa e, por outro lado que outrora os radioamadores tinham mais iniciativa própria e por isso eram mais reconhecidos, por exemplo no vale do Alviela, frequentemente ainda na actualidade atingido pela subida das águas.
Para voltar-mos a esta operacionalidade é necessário iniciativa individual, integrada num plano de actuação colectivo, por sua vez articulado com as autoridades locais, distritais e nacionais.Mas esta iniciativa deve ser estimulada no seio das associações e, sendo elas hoje muitas mais talvez não seja tão fácil um projecto nacional, mas certamente serão possíveis projectos locais, diferentes modelos que certamente culminarão num modelo comum.
Temos hoje mais e melhores equipamentos, criamos hoje em nossas casas autenticas coleções de rádios e, temos hoje muitas mais associações do que na década de 70, mas, para que servem hoje todos estes equipamentos, radioamadores e associações? Qual a sua utilidade pública em emergência?
O paralelismo de sistemas pode ser prejudicial em certos aspectos mas, é seguramente um factor determinante no desenvolvimento do sistema.
Digo eu,que não percebo nada disto
73´s
CT1EBZ
Digo eu,que não percebo nada disto
73´s
CT1EBZ
VER VÍDEO
Comentários
Enviar um comentário