Combatentes de incêndios florestais precisam de link´s móveis

Eu vou voltar a explicar para ver se me entendem desta vez, ao fim de 6 anos.
Os combatentes de incêndios necessitam de verdadeiras redundâncias ao SIRESP e não somente de coisas caras. Perguntam então alguns o que sugiro então... Os homens que realizam as tarefas mais duras no combate aos incêndios, aqueles que operam bombas e agulhetas não necessitam de rádios caros, necessitam de rádios de 20 a 40€ em UHF que os liguem entre si, e que os liguem ao link móvel (cross banda repeater) de UHF para VHF para que estejam em contacto com posto de comando. O Chefe de viatura, esse sim deve ter rádio SIRESP, e VHF Banda Alta, bem como um pequeno rádio de UHF para comunicar com os seus combatentes e poder aceder ao posto de comando vis link da viatura caso não o consiga via  SIRESP, ou portátil de banda alta. Muitos vão criticar mais um rádio, que pesa menos que um smartphone, e de dimensões muito reduzidas.
Esta solução foi durante muitos anos usada pelo INEM em VMER´s e Ambulâncias CODU, e possibilitava aos operacionais comunicar com um portátil naquele tempo Mototola MX1000 e posteriormente o GP300 precedido do GP340 ou 680.
Quando me refiro a combatente não me refiro somente a bombeiros, mas sim a todos que combatem os incêndios, sejam bombeiros, GIPS, ou mesmo sapadores florestais. Quem está na frente de fogo tem de ter soluções práticas e fiáveis, quando menos botões e opções melhor, mas a comunicação tem de chegar sempre ao destino, pelo que em minha opinião deveria ser obrigatório em todas as viaturas de combate a incêndios





Comentários

Mensagens populares