IDENTIFICAÇÃO DA PERTINENTE GEOLOCALIZAÇÃO DOS RADIOAMADORES EM EMERGÊNCIAS

Como entusiasta que também sou das radiocomunicações também me é particularmente aprazível subir a um monte para estabelecer radiocomunicações mas, isso faz parte do hobbie. O que não compreendo é que se invoque que isso são exercícios de comunicações de emergência.

Os radioamadores mais antigos ainda se recordam dos exercícios de emergência em que se colocavam estações móveis ou portáteis à porta dos serviços de emergência, tais como serviços de proteção civil, hospitais, esquadras e postos policiais, e até em serviços essenciais tais como estações de transportes e outros serviços.
Nesse tempo os testes eram realizados essencialmente em VHF, em alguns casos em HF e, muitos registos foram feitos, mas não preservados. Por outro lado o tecido urbano sofreu profundas mutações, os serviços deslocalizados e, os resultados outrora obtidos podem não se confirmar na atualidade.

Penso que está na hora de atualizar esses registos e, penso que esta deve ser uma tarefa não desta ou daquela, mas de todas as associações, clubes, e grupos de radioamadores.

Sugeria que incluíssem o CB, os PMR´s, porque em caso de emergência, todos somos poucos, porque todos precisamos de todos.

73

João Paulo Saraiva
CT1EBZ / 77.1PMR / Cyborg CB

Comentários

  1. porque não imaginar que estamos numa catástrofe e os radioamadores se posicionaram em locais chaves e fazer um exercício como antigamente?já que os organismos não fazem nada temos que ser nos a mexermo nos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares